Considerando a importância e o papel da prática de exercício físico na melhoria da condição física, na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como a dimensão e impacto na sociedade do número crescente de ginásios e de atividades de fitness, torna-se fundamental criar condições que promovam o incremento da qualidade, efetividade e segurança dos serviços prestados neste âmbito.


O Treino Funcional foca-se no fortalecimento do core (zona abdominal e lombar), muito importante para a estabilização da nossa postura. Este tipo de treino tem por base os movimentos naturais do ser humano, tal como o seu nome sugere, de acordo com a sua função. Apesar de origem incerta, foi usado ao longo de muitos anos por fisioterapeutas em programas de reabilitação física e motora.


A ciência do desporto e a preparação dos atletas estão em constante evolução. Esta evolução baseia-se em grande parte numa compreensão cada vez maior de como o corpo se adapta a diferentes stresses físicos e psicológicos. Os cientistas do desporto contemporâneo continuam a explorar os efeitos fisiológicos e de performance de diferentes métodos de treino, recuperação, modalidades, medidas nutricionais e fatores biomecânicos de forma a aumentar a capacidade de desempenho do atleta moderno.